terça-feira, 12 de agosto de 2014

Sobre cutículas e sobre não tirá-las ;)

Oi pessoas !
Então, já faz algum tempo que uma galeeera me pergunta qual a minha "fórmula milagrosa" para não tirar cutículas e elas não crescerem horrorosamente nas minhas unhas, e a resposta é uma só: hidratação.

Sim, nada mais simples do que isso. Hidrate as mãos e as cutículas todos os dias e elas irão te agradecer lindamente simplesmente não crescendo mais. Fácil né?
Além do mais, tirar as cutículas pode fazer um mal danado e, acredite ou não, elas são as melhores amigas da suas unhas e não as piores inimigas.

Sobre as cutículas:
* É uma estrutura de proteção da matriz ungeal (responsável pelo crescimento e origem da unha) contra a entrada de microorganismos e a ação de agentes irritantes (bactérias). - Ou seja, é ela que protege as suas unhas antes mesmo delas crescerem, impedindo que entrem bactérias e demais agentes que podem causar diversos males às unhas como, por exemplo, o enfraquecimento delas (e você aí pensando que a culpa da sua unha estar fraca era por causa da cor do seu esmalte ~lendas~)
* Quando a cutícula é retirada da pele, as unhas também ficam propensas a um aspecto rugoso e quebradiço, com sulcos, e se não cuidadas e hidratadas, até podem descolar dos dedos. - É isso aí que causa aqueles pontinhos brancos nas unhas (que não são nada de presentes que você vai ganhar - lendas de avós) e aquelas ondinhas que aparecem na unha e a deixam com um aspecto bem feio e péssimo de esmaltar.
* Doenças comuns nas unhas quando não estão protegidas pelas cutículas: onicomicose (unhas amareladas ou esverdeadas e grossas) e onicosquizia (as unhas descamam principalmente nas pontas e quebram com facilidade).

Agora que já dei o susto venho com a solução pra vocês...
O que eu faço para manter minha cutícula hidratada e bonitinha: 
Como já disse no começo do post o segredo é HIDRATAÇÃO, sempre!


Tenho sempre na bolsa um creme para mãos da Granado, muito muito bom e cheirosinho, e passo ele todos os dias e toda hora que lembro.
Além disso tenho um hidratante de cutículas, que não me perguntem o nome nem a marca porque não sei (foi presente e veio do exterior então não faço a minima ideia) e ele também fica sempre na bolsa para eu passar toda hora. - Existem hidratantes de cutículas de marcas brasileiras que são muito bons e a grande maioria cumpre com o objetivo que é o de deixar as cutículas hidratadas e sem crescer.
No mais, na hora de fazer as unhas, uso o amolecedor de cutículas da Ideal para dar aquela hidratadinha antes da esmaltação e também para ajudar a arredar os cantinhos da unha e deixar as cutículas comportadinhas ;)

P.S: Esse hidratante de cutículas da foto é uma criação da Dani Honorato do site Unha Bonita (minha diva inspiradora, haha) e você pode encontrar o link para comprar no site dela (unhabonita.com.br). Recomendo suuuuper !

Não tem segredo nenhum, galera. No começo é complicado mesmo, não é com uma semana que suas cutículas já vão estar lindas e maravilhosas sem a ajuda do alicate, mas o final é recompensador, já que nunca mais você vai precisar de ter todo esse trabalho para fazer as unhas.

#Nãotirecutículas #Elassãoamigas 

Bjobjo
Leetícia

(desculpem pelo post enorme e obrigada por ler até aqui :*)


Nenhum comentário:

Postar um comentário