quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Senta que lá vem História!

Pouco apaixonada pelas aulas de História na escola e na faculdade, vez ou outra me pego pesquisando sobre a origem das coisas e como elas evoluíram no decorrer do tempo. E em meio a estas pesquisas malucas, resolvi pesquisas sobre a história dos esmaltes e postar aqui pra vocês *-*
(Prometo não escrever milhões e milhões de textos, ok?)

A grande maioria das pessoas pensa que o hábito de pintar as unhas para se embelezar é recente. Muito pelo contrário galera! A história dos esmaltes começa por volta do ano 3000a.C. e era comum entre os Egípcios, Italianos, Japoneses e Chineses.


As mulheres Egípcias passavam hena preta nas unhas, e as cores mais vibrantes só poderiam ser usadas por pessoas da realeza. A cor significava riqueza.

Já os Chineses faziam uma mistura nada convencional para a pintura das unhas. Utilizavam clara de ovo, cera de abelha, gelatina e pétalas esmagadas para dar uma cor diferenciada ao esmalte, que na maioria das vezes tinha tom avermelhado. O vermelho era utilizado apenas pelas mulheres nobres, pois a cor significava hierarquia.

Pior ainda era a forma com que as mulheres desta época retiravam as cutículas. Elas a removiam com ácidos e tesouras! Deve ser daí que inventaram que mulher tem que sofrer para ficar bonita, rsrs.


Em 600 a.C. existiam cores específicas que eram designadas às mulheres da realeza. Inicialmente, a mais alta nobreza utilizava cores como o dourado e o prateado, mas com o tempo essas cores passaram a ser o preto e o vermelho.  A classe mais baixa tinha que se contentar com os tons mais claros e caso fossem pegas utilizando as cores da realeza eram executadas.





A evolução do esmalte permaneceu imóvel até o século XIX, sem qualquer novidade. Nesta época nosso queridinho foi deixado de lado, pois existia uma forte pressão da sociedade para que as mulheres fossem mais recatadas. A maioria das mulheres, então, simplesmente lustrava as unhas com cremes e pós que as deixavam brilhantes. A moda das unhas na época era deixá-las curtas e arredondadas.


No século XX os esmaltes voltaram a ter espaço, mas as soluções coloridas utilizadas na época duravam apenas um dia, o que não era nada prático. Apenas em 1925, com inspiração nas tintas utilizadas para pintar carros, é que nosso amado esmalte foi realmente criado! Sua primeira versão tinha um tom de rosa claro e era aplicado no meio das unhas.


A partir daí a moda caiu no gosto de várias atrizes de Hollywood, para só mais tarde cair no gosto do povo e se tornar tão famoso.

No início dos anos 30 era comum passar esmalte apenas no centro das unhas e com um lápis branco pintar a meia lua, além das pontinhas ficarem sem esmaltação nenhuma. E você ai achando que a francesinha invertida era uma técnica super ultra moderna né?







A primeira marca de esmaltes criada foi a liinda da Revlon, que proporcionou ao mundo dos esmaltes fórmulas diferentes das utilizadas antigamente, que proporcionavam maior durabilidade e uma maior variedade de cores na sua 'coleção'.
A partir daí o esmalte passou a ser acessório presente nas mãos de toda mulher elegante e da alta sociedade. Demorou um tempinho pra chegar ao patamar de popularidade que possui hoje em dia, mas, mais do que nunca, o esmalte é um acessório super importante para compor qualquer figurino.
Esmalte também é cultura, galera !

Bjobjo
Leeticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário